“Perguntas para uma Santa”
“Margarida Maria – Amiga do Coração de Jesus”
Por Brenda Volavicius, Editora de “O Mensageiro do Coração de Jesus”, Loyola / SP, maio de 2020
A obra comemora a arrancada da devoção ao Sagrado Coração, já conhecida e vivida por muitos, e até grandes santos e santas, na Igreja, a partir das revelações a Santa Margarida Maria, apoiada pelo jesuíta São Cláudio de la Colombière. No dia 13 de maio próximo passado, completaram-se 100 anos de sua canonização. Foi a parti de suas mensagens e escritos que se formularam as famosas doze promessas do Sagrado Coração, âncora de muitas congregações religiosas e da grande associação “Rede Mundial de Oração com o Papa” ou “Apostolado da Oração”,
Uma primeira página tem um breve resumo biográfico da Santa. Na pg 19 temos um capítulo “Da infância à vida religiosa”. As perguntas vão se sucedendo e as respostas são sempre da própria Santa. A primeira é “Por que você escreveu uma autobiografia”? Uma das questões mais interessantes é: “Vamos retomar sua história desde a infância? Sua vida era diferente da de outras crianças?” Bastante, como ela explica o que sofreu com umas “benfeitoras”, a ponto de ter, às vezes de mendigar comida nos vizinhos e ser impedida de participar de Missas, etc. Mas o Senhor a consolava e lhe dava ânimo, inclusive para, além de enfrentar estas intolerâncias, de ser submetida a duros trabalhos domésticos, dos últimos cuidados com a Mãe muito enferma, ela fazia jejuns e penitências por devoção própria.
A última pergunta, “para finalizar a entrevista”: “Conte-nos a principal revelação que você teve do Sagrado Coração”? Seguem-se, depois da resposta, algumas páginas, intituladas “A novidade da devoção surgida com Santa Margarida Maria”. Nas linhas finais de sua criativa e sensível obra, a Autora escreve: “Santa Margarida Maria mostra que Jesus é o melhor amigo com quem se pode contar, em quem se pode confiar. E Ele também tem outros amigos, que nos podem ajudar. Que o Sagrado Coração de Jesus nos abençoe!”