Festa de Todos os Santos e Santas
Neste ano será celebrada no domingo, 7 de novembro. No Oriente, já no século IV, era celebrada uma memória de todos os mártires, o que continua ocorrendo no calendário bizantino no domingo depois de Pentecostes. Em Roma, quando o templo pagão do Panteão foi consagrado em honra de Nossa Senhora, Rainha dos Mártires,, na data de 13 de maio, esta foi a data escolhida, mas na Inglaterra e na Irlanda se começou, nos séculos VIII e IX a celebrar no dia primeiro de novembro, costume que se foi tornando universal. Os Santos e Santas, rodeando o Cristo, são os membros glorificados do Seu Corpo. O Prefácio deixa claro que não são lembrados apenas os canonizados, mas todos os cristãos e cristãs falecidos:
“Na verdade é justo e necessário, é nosso dever e salvação, dar-Vos graças, sempre e em todo o tempo e lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-poderoso, por Cristo, Senhor Nosso. Festejamos, hoje, a Cidade do Céu, a Jerusalém do Alto, nossa Mãe, onde nossos irmãos, os santos, vos cercam e cantam, eternamente, o Vosso louvor.
Para essa Cidade caminhamos pressurosos, peregrinando na penumbr ada fé. Contemplamos, alegres, na Vossa Luz, tantos membros da Igreja, que nos dais como exemplo e intercessão.
Enquanto esperamos a glória eterna, om os Anjos e Todos os Santso, proclamamos a Vossa bondade, cantando, a uma só voz, Santo….”