José, um homem capaz de sonhar
Uma tarefa fundamental, José «recebeu em sonho», porque ele era «um homem capaz de sonhar». Portanto, ele não só «é guardião das nossas debilidades, mas também podemos dizer que é o guardião do sonho de Deus: o sonho do nosso Pai, o sonho de Deus, da redenção, da salvação de todos, desta recriação, é confiado a ele».
Sonho de São José é o nome que se dá a um episódio do Novo Testamento no qual São José é visitado por um anjo e recebe dele instruções sobre o nascimento de Jesus. No relato bíblico, há três ocorrências diferentes na qual José teve este sonho e todos eles aparecem no Evangelho de Mateus.
De um momento para o outro viu a sua vida cheia de surpresas e contratempos. Primeiro um anjo diz-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e a sua Mãe e foge para o Egito.» Depois apareceu-lhe novamente e disse-lhe: «Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e vai para a terra de Israel.» E a seguir «avisado em sonhos» – certamente também por um anjo – «retirou-se para a região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré», conforme nos narra o Evangelho segundo São Mateus.
O esposo de Maria não tendo sido pai biológico de Jesus, foi um verdadeiro pai e é modelo de paternidade.
São José realizou o seu próprio sonho protegendo e fazendo crescer Jesus. A sua vida foi o seu sonho, a razão pela qual viveu e orientou a sua existência. Mas um sonho que se foi revelando e realizando aos poucos, obrigando-o a dar um
salto de qualidade na fé.
Teve que aprender a abandonar tudo para poder ser o pai adotivo de Jesus e o esposo de Maria. Isto exigiu-lhe coragem e disponibilidade. Manteve sempre o seu olhar dirigido para Maria e Jesus, e os seus ouvidos atentos ao que o Pai lhe sugeria através dos anjos.
«Como é grande este carpinteiro!», exclamou o Papa Francisco, ressaltando mais uma vez que ele, «calado, trabalha, guarda, leva em frente as debilidades, é capaz de sonhar».
E a ele, disse o Papa Francisco, «hoje, gostaria de pedir: que nos conceda a todos, a capacidade de sonhar, porque quando sonhamos coisas grandes, bonitas, aproximamo-nos do sonho de Deus, daquilo que Deus sonha sobre nós».
José foi um homem capaz de sonhar à altura dos sonhos de Deus e os sonhos de Deus, como sabemos levam longe.
Texto para a oração:
Reelaborado por: – Ir. Teresa Cristina Potrick, ISJ