Santa Teresa de Jesus e São José
No Livro da Vida, cap. 6, 6-8, a Santa fala de sua doença, do grande desejo de fundar um convento para as carmelitas reformadas, as descalças, e como encontrou um advogado em São José.
Pensava que serviria muito mais a Deus tendo saúde (…) e tomei como advogado e senhor ao glorioso São José, recomendando-me muito a ele. Vi claramente que assim nesta necessidade como de outras maiores de honra e perda da alma, este pai e senhor meu me atendeu com maior bem do que eu saberia pedir. Não me recordo, até agora, ter-lhe pedido alguma coisa e que ele tenha deixado de me ouvir.
É coisa que me espanta as grandes graças que Deus, por meio deste bem-aventurado santo, dos perigos me livrou, tanto os corporais quanto os espirituais. Enquanto a outros santos o Senhor lhes tenha dado graça d escorrer numa determinada necessidade, a este glorioso santo tenho experiência que socorre em todas. O Senhor quer nos dar a entender que assim como lhe foi submisso na terra – que tendo o nome de pai, sendo servo lhe podia mandar – do mesmo modo no céu faz quanto lhe pede…
Eu queria persuadir a todos que fossem devotos deste glorioso santo, pela grande experiência que tenho dos bens que alcança de Deus. Não sei de pessoa que lhe fosse devota e lhe faça particulares serviços que não a perceba mais aproveitada em virtude, porque aproveita muito às almas que se recomendam a ele. Parece-me que cada ano em seu dia lhe peço alguma coisa sempre a vejo realizada e se o pedido for um pouco distorcido, ele a orienta para meu maior bem…
Se a alguém falta quem ensine a oração, tome este glorioso santo por mestre e não errará o caminho.
Oração a São José (Anônimo)
Gentil e amável São José,
Eu me coloco e aos que amo
Sob teu espírito protetor.
Como Maria e Jesus,
Confio em vossa guia e proteção.
Possa eu alcançar força de vossa força,
Coragem de vossa coragem.
Tu, que foste tão atento e fiel aos chamados de Deus,
Acompanha-me na minha jornada de fé,
Ó São José, e guia-me para que eu viva
Na verdade e no amor. Amém!