Santa Inês – 21 de janeiro *
(entre os séculos III e IV d. C.)
Os cristãos estavam submetidos na Roma daqueles tempos a constantes ondas de perseguições sangrentas. Não podemos esperar que produzissem crônicas escritas dos seus mártires, mas conservavam suas memórias, mesmo que misturadas com fragmentos de outras recordações, e modo que elas, frequentemente, tomam aspectos lendários. Não importa, estes heróis e heroínas da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo são lembrados e venerados até nossos dias, como é o caso desta adolescente, virgem e mártir. Inês. Peregrinos até hoje visitam e rezam na basílica que lhe foi dedicada, no lugar de sua sepultura, na Via Nomentana, estrada romana, naquele tempo fora das muralhas, atualmente, uma bela avenida da capital da Itália..
Segundo o poeta Prudêncio, foi decapitada no dia 21 de janeiro, e tem sido venerada neste dia. Quem construiu a basílica sobre a sepultura teria sido uma filha do Imperador Constantino.
Inês, tendo feito voto de virgindade, recusou a proposta de casamento de um jovem nobre pagão, que chegou a adoecer de frustração e raiva. Seu pai foi investigar e descobriu que Inês era cristã. A autoridade quis então que ela fosse colocada entre as Vestais, onde viveria o celibato, mas teria de adorar a deusa Vesta. Inês recusou e foi mandada para ser prostituída num bordel. Tendo conseguido, com a graça de Deus, permanecer casta, foi condenada à morte e degolada.
Oração da festa litúrgica
Deus Eterno e Todo-poderoso,
Que escolheis as criaturas mais frágeis para confundir os poderosos,
Dai-nos, ao celebrar o martírio de Santa Inês,
A graça de comemorar sua constância na Fé.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive reina na unidade do Espírito Santo.
Amém!
*Santa Inês, cujo nome em latim, sua língua materna, costuma ser representada com um cordeirinho nos braços, pois seu nome está ligado a ovelha. E Jesus é o Cordeiro de Deus (Agnus Dei), como o invocamos.*