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Salmo20/21 – Javé, no teu poder o rei se alegra

SALMO 21 (20)

Javé, no teu poder, o rei se alegra

 

 

1 Ao mestre do coro. Salmo. De Davi.
Sl 20

Javé, no teu poder o rei se alegra,
quando exulta por tua vitória
3 Escutaste o desejo do seu coração,
não rejeitaste o voto dos seus lábios.
4 Tu vais ao seu encontro com ricas bênçãos,
e de ouro puro tu o coroas.
5 Ele te pediu a vida, e tu lhe concedeste,
2 Rs 20,1-7; Is 38; 1 Rs 3,14
6 Grande é a sua glória, porque tu venceste,
e envolveste-o de brilho e de majestade.
Sl 45,4
7 Para sempre lhe concederás a bênção,
de glória o cumulaste diante de tua face.

 

8 De certo o rei põe a sua confiança em Javé,
e não há de vacilar graças à fidelidade do Altíssimo.
9 A tua mão atingirá todos os teus inimigos,
Sl 18,38
a tua direita, todos os que te odeiam,
Sl 18,38
10 e os jogarás na fornalha em brasa,
no dia em que se revelar a tua face.
Na sua ira Javé os destruirá,
e o fogo os há de devorar.
11 Eliminarás da terra os seus descendentes,
Sl 17,14; 109,13
a sua semente dentre os filhos do homem.
12 Porque tramaram males contra ti,
fizeram intrigas sem resultado,
13 pois tu os pusestes em fuga,
Sl 18,41
contra eles apontaste o arco.

 

14 Levanta-te, Javé, mostra-nos o teu poder,
e cantaremos, então, hinos a tua força!

 

(Salmo 20/19)

Este poema real arcaico com o Salmo seguinte, o 21, e também com o cântico de Ana, a Mãe de Samuel (cântico que, de fato, é um hino real: 1 Sm 2) poderia compor um só quadro sálmico de três cenas, um tríptico, dedicado à liturgia oficial monárquica pelo antigo Israel. Entre parênteses recordamos o “Deus salve o rei” (“God save the king”) dos ingleses é inspirado no versículo 10 de nosso Salmo. Os verdadeiros atores do hino, Javé e o rei, não aparecem diretamente em cena, mas a dominam no fundamental. Com efeito, a cena é ocupada pela assembléia de Israel, que aclama o rei e reza por ele, ainda através das vozes dos solistas e do coro.

A cerimônia se abre com um rito sacrifical de intercessão, acompanhado pelo coro dos levitas, em nome da assembléia, que intervém com a aclamação: “Que Javé satisfaça inteiramente todos os teus pedidos!” (v. 6c) Terminado o sacrifício , o sacerdote confirma a escuta da parte de Deus com um oráculo (vv. 7-9) de salvação para o “consagrado” – em hebraico o “messias” – isto é, o rei. É natural que, uma vez extinta a monarquia, o judaísmo, em primeiro lugar, e, depois, o cristianismo, tenhamos lido o Salmo em chave messiânica. Nos anos quinhentos (séc. XVI), S. Roberto Belarmino comentava: “Com o Cristo, nosso chefe e nosso rei, não é mais nos carros nem nos cavalos, mas em Deus que pomos a nossa confiança”.

Toda assembleia, no final, responde com um “viva ao rei! (v. 10; cf. 1 Rs 1,34-19). O Salmo é orientado pela certeza de que o rei é o que tem o lugar de Javé na terra, e, portanto, é por ele protegido na batalha. Um exegeta francês sublinha também a atmosfera mágica que acompanhava o rito descrito neste poema, enquanto todo o povo era mobilizado, psicológica e militarmente pela propaganda de guerra, que, segundo a teocracia, era santa e tinha sua inauguração no Templo. Do mesmo modo, o rei assírio Assurbanipal afirmava: “Não é a potência do meu arco, mas a força dos meus deuses que me faz vencer os meus inimigos!”.

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Nossa missão neste site:

Caminhando com Ele, com Cristo, é uma Revista de Espiritualidade, fruto da insistência amiga, quando deixei de ser o encarregado do “site”de Itaici, Vila Kostka, em dezembro de 2008.
Sou o Padre Jesuíta Raul Pache de Paiva, SJ, conhecido simplesmente como “Pe. Paiva”.
Nasci no Rio de Janeiro e tenho andado por muitos lugares e países. Talvez os mais distantes foram Austrália e Nova Zelândia.
No Brasil, conheci bem os sertões de Minas e Bahia, Marajó da floresta inundada e tenho ido a quase todos os Estados. Trabalhei em educação, também universitária, e dou cursos e retiros (em particular, conforme Santo Inácio de Loyola e seus “Exercícios Espirituais”).
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