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24/01/2021
Tolentino – A Dádiva
29/01/2021

Salmo 9-10 – Salmo alfabético (letras hebraicas) – os pobres

SALMO 9-10 (9)

 

1 Ao mestre do coro. `Al mut labben.1 Salmo. De Davi.

2 ‘ALEF. Louvarei a Javé de todo o coração,
anunciarei todas as suas maravilhas.
Sl 138,1
3 Em ti me alegrarei e exultarei,
cantarei hinos ao teu nome, ó Altíssimo,

4 BET. enquanto meus inimigos retrocedem,
perante tua face cambaleiam e se acabam,
5 porque defendeste o meu direito e a minha causa,
desde o teu trono, ó justo juiz!

6 GHIMEL. Ameaça os pagãos,2 elimina o ímpio,
o nome deles seja cancelado para todo o sempre!
7 Que teus inimigos fiquem eternamente arruinados;
desapareça a lembrança da cidade que arrancaste pela raiz!
Gn 19,23-25

8 HE. Pois Javé preside para sempre,
firmou o seu trono para o juízo,
9 julgará o mundo com justiça,
Sl 96,13; 98,9
com retidão dará a sentença sobre os povos.

10 WAW. Javé será a rocha do oprimido,
Sl 37,39
um rochedo seguro em tempo de angústia.
11 Em ti encontram refúgio todos os que conhecem o teu Nome,
pois não abandonas, Javé, quem te procura.

12 ZAIN. Cantai hinos a Javé, filhos de Sião;
narrai as suas obras entre os povos!
13 Ele, o vingador do sangue se lembra dos pobres,
Jó 16,18
não esquece o grito dos coitados.

14 HET. Javé, tem piedade de mim,
vê minha miséria, causada pelos meus inimigos,
arranca-me das portas da morte,
15 para que eu possa proclamar os teus louvores,
e exultar, porque me salvas,
às portas da cidade de Sião!

16 TET. Caiam os pagãos na cova que abriram,
Sl 7,16
e se embaracem na rede, obra de suas mãos!
17 Javé se manifestou e fez justiça:
o ímpio caiu na rede, obra das próprias mãos.
Higgajôn.3
selah

18 YOD. Que os ímpios voltem ao Xeol,
todos os pagãos que se esquecem de Deus!

19 KAF. O miserável, com efeito, não será sempre esquecido,
a esperança dos pobres não sofrerá sempre desilusões.
20 Levanta-te, Javé, e que não prevaleça um mortal;
perante a ti sejam julgados os pagãos.
21 Enche-os, ó Javé, de espanto,
saibam os pagãos que são também mortais!
selah

 

SALMO 10 (texto hebraico)

 

1 (9,22) LAMED. Porque, Javé, ficais assim tão longe,
e te escondes no tempo da angústia?
2 (9,23) O pobre é oprimido pelo orgulho do ímpio,
e cai nas armadilhas por ele tramadas.
3 (9,24) O ímpio se gloria de si mesmo,
o avarento amaldiçoa, despreza Javé,
4 (9,25) O ímpio, do alto de sua insolência, diz:
Sl 14,1; 36,2
“Deus não se importa, ele não existe!”;
assim são os seus pensamentos.
5 (9,25) Ele sempre realiza projetos grandiosos.
São demasiado elevados para ele os teus juízos.
Ele despreza todos os seus adversários.
6 (9,27) Ele pensa: “Não serei perturbado por todas as gerações,
jamais passarei por desventuras.”

7 (9,28) PE. Com maldições, fraudes e enganos enche a própria boca,
Rm 3,14
debaixo de sua língua há opressão e maldade.
8 (9,29) Esconde-se na aguada, atrás das taquaras;
emboscado, mata o inocente.

9 (9,30) AIN. Os seus olhos espiam o oprimido,
na aguada, à sombra, como um leão de tocaia;
Sl 17,12
está ali para pegar o pobre,
para prender o pobre com sua rede.
10 (9,31) Está na aguada: de tocaia se agacha;
caem os infelizes sob a sua violência.
11 (9,32) Ele pensa: “Deus se esquece,
Jó 22,13; Sl 73,11; 74,19; 94,7
esconde o seu rosto, não olha mais!”

12 (9,33) QOF. Ergue-te, Javé, levanta a tua mão,
não esqueças os pobres!
13 (9,34) Como ímpio pode desprezar Deus,
pensando: “Não me pedirá contas”?

14 (9,35) RES No entanto, tu vês a dor e o cansaço,
Sl 31,8; 56,9
tu reparas no ímpio para por-lhe as mãos.
A ti se confia infeliz,
és o auxílio do órfão.

15 (9,36) SIN. Quebra o braço do ímpio e do malvado,
indaga sobre o seu pecado: assim ele desaparecerá!
16 (9, 37) Javé reina eternamente, para sempre,
Sl 145,13
de sua terra somem os pagãos.

17 (9,38) TAU. Tu ouves, Javé, o desejo dos pobres,
restauras os seus corações, dá-lhes ouvido,
18 (9,39) para fazer justiça ao órfão e ao oprimido:
Dt 10,18
que o mortal feito da terra não semeie mais pavor.

1 A expressão obscura, significa, literalmente, “para a (ária) do morrer pelo filho”. Evoca uma ária musical já conhecida. Outros entendem “em surdina”.
2 Traduzimos por “pagãos” o vocábulo “gojim”, fundamental no texto: ele indica, literalmente, “as nações”, mas tem uma conotação negativa mais ampla (= ateu, ímpio, injusto).
3 “Higgajon” é uma notação musical de significado obscuro

(SALMO 9-10)

Dividido em dois pedaços (Salmos 9 e 10) na tradição hebraica, conservada em sua unidade de um só poema nas versões grega e latina e na tradição cristã (Salmo 9), esta súplica de tom sapiencial, revela um acróstico alfabético (as estrofes do salmo se iniciam com uma palavra que começa com respectiva letra do alfabeto hebraico), mesmo que danificado e privado de algumas letras. É único o seu fio condutor, que opõe o “pobre” ao “pagão”. São estes os termos que devemos definir.

O léxico de “pobreza” do nosso Salmo se compõe de quatro vocábulos significativos. O primeiro é o célebre “anawîm”, ao qual se associa o equivalente `ani, raiz que evoca um “curvar-se”. O pobre, com efeito, é um oprimido, submetido ao arbítrio dos prepotentes que o esmagam. Mas esta aproximação assume um aspecto religioso” o pobre é aquele que “se submete” confiante a Deus, em oposição ao ímpio, que “se ergue”, desafiando a Deus.

O pobre é chamado também ‘ebjon, literalmente “aquele que deseja”: é o indigente, que sofre a falta do mínimo vital , e que é vítima do desprezo das altas classes, as quais o podem adquirir como escravo no mercado de Samaria, como denuncia o profeta Amós (Am 2,6; 8,6), pelo preço de um par de sandálias. Dak é o terceiro vocábulo e supõe “ser esmagado e pisado o “oprimido”. De fato, este é o sentido do radical hlk, de origem egípcia, e usado apenas aqui, em toda a Bíblia: ele significa desventura e derrota. Sinônimos de “pobre” são ainda “inocente” e “órfão” (10,8.14.18).

Deste “breviário da pobreza” nasce a fisionomia do pobre bíblico. Ele não se apóia nas estratégias econômicas e no orgulho de classe, mas na verdade e na justiça. Sendo assim, o pobre se torna o símbolo do verdadeiro “fiel” do Israel justo. O Salmo 9-10 é o canto deste `anawim de Javé, que encarnam não somente um estatuto social, mas também um posicionamento religioso radical.

Em oposição, é usado o vocábulo “gôjîm”, um vocábulo que, na Bíblia, isoladamente, indica as “nações” estrangeiras, impuras, hostis a Israel. Aqui o termo é usado em sentido depreciativo, como sinônimo de “ímpio, opressor, explorador, pagão”. “Pagãos” porque não são apenas os estrangeiros que oprimem Israel, mas também os mesmos poderosos e ricos de Israel, que oprimem o pobre. Porém, a dupla “pobre-pagão” se abre e, no vértice, deixa o espaço a Deus, justo juiz. O seu temporário silêncio se torna ilusão de impunidade para o ímpio.

Na realidade ele intervém como um combatente, um juiz, um advogado defensor do pobre: ele se ergue, vê a sua dor, toma-o pela mão (10,14), escuta, não esquece o pobre e o seu grito. “Levanta a mão” e, com seu implacável juízo, endireita a entortada história do homem.

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Caminhando com Ele, com Cristo, é uma Revista de Espiritualidade, fruto da insistência amiga, quando deixei de ser o encarregado do “site”de Itaici, Vila Kostka, em dezembro de 2008.
Sou o Padre Jesuíta Raul Pache de Paiva, SJ, conhecido simplesmente como “Pe. Paiva”.
Nasci no Rio de Janeiro e tenho andado por muitos lugares e países. Talvez os mais distantes foram Austrália e Nova Zelândia.
No Brasil, conheci bem os sertões de Minas e Bahia, Marajó da floresta inundada e tenho ido a quase todos os Estados. Trabalhei em educação, também universitária, e dou cursos e retiros (em particular, conforme Santo Inácio de Loyola e seus “Exercícios Espirituais”).
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