250awhitea250a250a
  • INÍCIO
  • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • COISAS DA BÍBLIA
    • COISAS DO POVO DE DEUS
    • PROSA E VERSO
    • MARIA QUEM É
    • NO SILÊNCIO DA TENDA
    • SANTOS
  • RECEITAS
  • CONTATO
CONTATO
O elogio do pai – Cardeal Tolentino
01/10/2021
O Papa inspira ações concretas de jovens estudantes e formandos americanos – “Laudato Si'”
06/10/2021

Salmo 20/19 – O Nome do Deus de Jacó seja o teu rochedo

“O Nome do Deus de Jacó seja o teu rochedo”

 

 SALMO 20 (19)

 

1 Ao mestre do coro. Salmo. De Davi.

Sl 21

2 Responda-te Javé no dia da angústia,

o nome do Deus de Jacó seja o teu rochedo.

3 Que ele te mande socorro desde o seu templo,

Sl 18,50; 1 Rs 8,30

e do alto de Sião te ampare.

4 Lembre-se de tuas ofertas,

e aceite os teus holocaustos.

selah

5 Conceda-te o que teu coração deseja,

e cumpra por inteiro todos os teus projetos.

6 Exultaremos por tua vitória,

ergueremos a bandeira em nome de Deus!

Que Javé satisfaça inteiramente todos os teus pedidos!

7 Agora sei que Javé dá a vitória ao seu consagrado,

Sl 18,51

responde-lhe do seu santo céu

com a força vitoriosa de sua mão direita.

8 Que os outros se fiem nos carros e nos cavalos…,

Is 31,1

Nós, porém, somos fortes no nome de Javé, nosso Deus!

Sl 33,16.17

9 Os outros se abaixam e caem,

Is 40,30-31

mas nós ficamos em pé e somos salvos.

10 Javé dá ao rei a vitória!

Responde-nos, quando te invocamos!

(Salmo 20/19)

Este poema real arcaico com o Salmo seguinte, o 21, e também com o cântico de Ana, a Mãe de Samuel (cântico que, de fato, é um hino real: 1 Sm 2) poderia compor um só quadro sálmico de três cenas, um tríptico, dedicado à liturgia oficial monárquica pelo antigo Israel. Entre parênteses recordamos o “Deus salve o rei” (“God save the king”) dos ingleses é inspirado no versículo 10 de nosso Salmo. Os verdadeiros atores do hino, Javé e o rei, não aparecem diretamente em cena, mas a dominam no fundamental. Com efeito, a cena é ocupada pela assembleia de Israel, que aclama o rei e reza por ele, ainda através das vozes dos solistas e do coro.

 

A cerimônia se abre com um rito sacrifical de intercessão, acompanhado pelo coro dos levitas, em nome da assembleia, que intervém com a aclamação: “Que Javé satisfaça inteiramente todos os teus pedidos!” (v. 6c) Terminado o sacrifício , o sacerdote confirma a escuta da parte de Deus com um oráculo (vv. 7-9) de salvação para o “consagrado” – em hebraico o “messias” – isto é, o rei.

 

É natural que, uma vez extinta a monarquia, o judaísmo, em primeiro lugar, e, depois, o cristianismo, tenhamos lido o Salmo em chave messiânica. Nos anos quinhentos (séc. XVI), S. Roberto Belarmino comentava: “Com o Cristo, nosso chefe e nosso rei, não é mais nos carros nem nos cavalos, mas em Deus que pomos a nossa confiança”.

Toda assembleia, no final, responde com um “viva ao rei! (v. 10; cf. 1 Rs 1,34-19). O Salmo é orientado pela certeza de que o rei é o que tem o lugar de Javé na terra, e, portanto, é por ele protegido na batalha. Um exegeta francês sublinha também a atmosfera mágica que acompanhava o rito descrito neste poema, enquanto todo o povo era mobilizado, psicológica e militarmente pela propaganda de guerra, que, segundo a teocracia, era santa e tinha sua inauguração no Templo. Do mesmo modo, o rei assírio Assurbanipal afirmava: “Não é a potência do meu arco, mas a força dos meus deuses que me faz vencer os meus inimigos!”.

 

Compartilhar

Quem acessou este conteúdo também leu:

13/05/2022

Maria quem é – 42 – A volta feliz


Leia mais
10/05/2022

A 13 de maio – A Senhora de Fátima, Santa Rita e Santa Joana d’Arc


Leia mais
04/05/2022

Cardeal Tolentino: Rezar o agora


Leia mais

Nossa missão neste site:

Caminhando com Ele, com Cristo, é uma Revista de Espiritualidade, fruto da insistência amiga, quando deixei de ser o encarregado do “site”de Itaici, Vila Kostka, em dezembro de 2008.
Sou o Padre Jesuíta Raul Pache de Paiva, SJ, conhecido simplesmente como “Pe. Paiva”.
Nasci no Rio de Janeiro e tenho andado por muitos lugares e países. Talvez os mais distantes foram Austrália e Nova Zelândia.
No Brasil, conheci bem os sertões de Minas e Bahia, Marajó da floresta inundada e tenho ido a quase todos os Estados. Trabalhei em educação, também universitária, e dou cursos e retiros (em particular, conforme Santo Inácio de Loyola e seus “Exercícios Espirituais”).
  • INÍCIO
  • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • COISAS DA BÍBLIA
    • COISAS DO POVO DE DEUS
    • PROSA E VERSO
    • MARIA QUEM É
    • NO SILÊNCIO DA TENDA
    • SANTOS
  • RECEITAS
  • CONTATO

FALE CONOSCO

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem

    Mais recentes no site

    • Maria quem é – 42 – A volta feliz
      13/05/2022
    • A 13 de maio – A Senhora de Fátima, Santa Rita e Santa Joana d’Arc
      10/05/2022
    • Cardeal Tolentino: Rezar o agora
      04/05/2022
    • São José Trabalhador – 1o de Maio
      01/05/2022
    • Uma extraordinária mulher: Santa Catarina de Sena
      29/04/2022
    • INÍCIO
    • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • RECEITAS
    • CONTATO