Oração por Maria, Nossa Senhora
352 O que dizer da importância da Virgem Maria, mãe de Deus, na oração cristã?
A Igreja esperou o dom do Espírito da Promessa em oração com Maria, Mãe de Jesus (At 1,14). Assim sua oração foi sempre uma experiência de comunhão de irmãos com a Mãe de Jesus, na obediência ao mandato do Senhor, na confiança no seu dom, o Espírito do Pai (ver At 1,4-8). Desde então, no Oriente e Ocidente cristãos Maria Santíssima tem sido sempre lembrada e invocada na oração quotidiana da Igreja, tanto no Oriente, como no Ocidente.
Nesta “comunhão dos santos”, já que todos somos um em Cristo (Gl 3,28), nós sabemos poder confiar na intercessão de Maria, cujo coração se comoveu com a necessidade dos esposos em Caná, obtendo do seu Filho o primeiro sinal público do seu amor: a água mudada em vinho para que a festa prosseguisse: Deste modo, Jesus deu início aos sinais e revelou a sua glória. E seus discípulos creram nele (ver Jo 2,11).
353 O que dizer da Ave Maria?
Desde muito cedo, os cristão repetiram, em honra da Mãe de Deus, a saudação do Anjo: Ave, cheia de graça! O Senhor é convosco! (Lc 1,28). O Ave! é a expressão latina que traduz o original grego, que significa Alegrai-vos! A esta saudação se ajuntou a saudação de Isabel: Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre! (Lc 1,42). Estas palavras reconhecem e louvam a obra do Espírito Santo em Nossa Senhora: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te envolverá com sua sombra… (Lc 1,35).
A este louvor e bênção foi acrescentada uma pequena oração de petição: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!
Cada vez que se reza a Ave Maria cumpre-se a profecia que a Santa Mãe de Deus, sob a ação do Espírito Santo, fez no seu canto de louvor a Deus: Todas as gerações me chamarão de bendita (Lc 1,48).
354 Que outras orações de uso comum na Igreja recorrem à oração de Maria?
É muito conhecida O Anjo do Senhor, onde as citações da Escritura, recordando o mistério da Encarnação do Senhor, são intercaladas pelas Ave Maria; e o Rosário, no qual o Pai Nosso e a Ave Maria se combinam com o movimento dos lábios e dos dedos, o afeto do coração e a lembrança da vida, paixão e glorificação do Senhor Jesus. A repetição destas santas palavras criam uma como que “música de fundo” para a contemplação dos mistérios bíblicos.
Há muitas outras orações nas tradições do Ocidente e do Oriente cristão. Em todas se conservam dois movimentos centrados em Cristo Jesus: um louva o Senhor pelas grandes coisas realizadas em Maria (Lc 1,49); outro, recorre, confiante, à oração de intercessão da Mãe do Salvador. No sertão nordestino do Brasil, por exemplo, ainda é muito popular o Pequeno Ofício da Imaculada Conceição. Há muitas pessoas que o sabem de cor. Esta forma de oração tem toda a riqueza de ser composta, basicamente, a partir de Salmos escolhidos.