Sem o Divino Espírito não podemos rezar
351 Por que precisamos do Espírito Santo para rezar?
Conforme o Apóstolo lembra: Ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”; sem estar sob a ação do Espírito Santo (1Cor 12,3). É Jesus quem nos dá o Espírito do Pai (ver Jo 14,16 e 26; 16,7 e 14). Por isso é muito evangélico pedir a Jesus o ao Pai que nos dê o Espírito.
Nos momentos importantes de sua vida, a Igreja costuma entoar hinos de louvor e invocação ao Espírito Santo, como “Vinde Espírito Santo, enchei o coração de vossos fiéis” ou “Vinde Espírito Criador.”
Há muitos modos de orar, mas em todos age o Espírito: “Mas é o único e mesmo Espírito que realiza isto tudo, distribuindo a cada um como quer” (1Cor 12,11).
“É pelo Espírito que o amor de Deus é derramado em nossos corações” (Rm 5,5). Assim, “quem não possui o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8,9). “E todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus e é este Espírito que nos faz clamar ‘Abbá! Papai!’ E o próprio Espírito se une a nosso espírito para atestar que somos filhos de Deus” (ver Rm 8,14-16). É no amor filial a Deus que rezamos a oração que Jesus nos ensinou, a oração dos filhos e filhas, o Pai nosso.