Jeremias e o Livro de Jeremias *
Jeremias é tido como um dos maiores profetas de Israel. Sua vocação terá sido no ano 626 a.C., no 13º ano do reinado de Josias, em Judá. Terá nascido entre 650 e 645 a.C., na localidade de Anatot, da tribo de Benjamim (Jr 1,4).
A narrativa de sua vocação é um dos textos mais comoventes de sua obra: “O Senhor me dirigiu a palavra: ‘Antes de te formar no seio de tua mãe, eu te escolhi. Antes de saíres do ventre materno, eu te consagrei e te nomeei profeta dos pagãos’ ”. Como outrora Moisés (ver Ex 3-4; 1Sm 3; Is 6; Ez 2-3), Jeremias recuou assustado: “Ah, meu Senhor, sou jovem! Não sei falar!”. E o Senhor insistiu: “Não digas que és jovem, pois onde eu te enviar, irás. O que eu te mandar dizer, dize-o! Não tenhas medo, pois estou contigo, para te livrar” (Jr 1,5-8).
O Reino de Israel tinha sido suprimido pelos assírios, mas Judá se tinha submetido a eles, e gozava de paz. Entretanto, a vida e o ministério de Jeremias ocorreram nos dias terríveis que precederam a conquista de Jerusalém pelo rei dos babilônios, Nabucodonosor, e o consequente exílio do povo, ao menos de sua nobreza, homens aptos, artesãos… Já nos primeiros versículos está marcada a tragédia: a tarefa de Jeremias vai “até a deportação de Jerusalém, no quinto mês”. Consta que foi arrastado à força para o Egito, e, no caminho, sofreu o martírio.
Seu livro é o mais longo de toda a Bíblia, e também um dos mais lidos e citados. Há certas diferenças entre o texto hebraico e o texto grego da famosa versão grega “dos Setenta”. Por exemplo, na ordem dos oráculos contra as nações o texto grego é mais curto (2700 palavras a menos).
Embora Jeremias tenha tido de advertir o povo e suas lideranças contra suas opções perigosas, nem por isso é um profeta da desesperança. Assim, já na primeira parte de seu livro, ele já anuncia a futura restauração de Judá e Jerusalém: “Voltai, filhos apóstatas (renegados) – oráculo do Senhor – pois eu sou vosso dono, e escolherei um de cada cidade, dois de cada tribo e vos trarei a Sião. Eu vos darei pastores que Me agradem, que vos pastoreiem com saber e acerto” (Jr 3,14-18).
Jeremias viveu fazendo da própria vida uma profecia, segundo as inspirações do Senhor Deus. Por exemplo, não se casou nem teve descendência, profetizando a ruína do povo rebelde e morrendo mártir..
Canto da vocação de Jeremias
SEDUZISTE-ME, SENHOR
D. R.
SEDUZISTE-ME, SENHOR, / e eu me deixei seduzir: / numa luta desigual, / dominaste-me, Senhor, / e foi tua a vitória.
1. Vantagens e honras são perdas para mim, / diante do conhecimento deste bem supremo / que é Cristo, meu Senhor.
2. Para conhecê-lo fui longe e me perdi. / Agora que o encontrei, / não quero mais deixá-lo.
3. Nada sou na minha justiça, que é só aparência, / mas tudo sou na justiça de Deus, / que nasce da Fé em Cristo.
4. Quero conhecê-lo ainda mais e a força da sua ressurreição. / Sei que conhecê-lo é sofrer e morrer com Ele, / mas a vida é mais forte.