Capítulo 3
O CAMINHO DA ORAÇÃO
347 Qual e o caminho da oração cristã?
Não existe outro senão Cristo. Só temos acesso ao Pai graças a Jesus. Ele é o Caminho (Jo 14,6). Ninguém vai ao Pai senão por ele (ver Jo 6,44). Assim, devemos crer que tudo o que pedirmos em seu Nome, o Pai concederá (ver Jo 14,15; 15,16; 16,23; At 2,21; 4,12; 10,43). Todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo (Rm 10,13). Assim, a santa humanidade de Jesus é o único caminho para o Pai.
348 O que significa o Nome de Jesus?
Jesus quer dizer “Javé salva”, e Javé significa “Eu Sou” (ver Ex 3,13-15) ou “Aquele que é”. Por isso Jesus quer dizer “Aquele que é salva” ou “Eu Sou salva”. Isto é: Deus Salvador (ver Mt 1,21: Ela dará a luz um filho e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele salvará o povo dos seus pecados).
349 Como está presente na liturgia da Igreja a oração invocando o Nome de Jesus?
As orações da liturgia da Igreja são, no mais das vezes, dirigidas ao Pai “por Cristo nosso Senhor” ou “por Jesus Cristo nosso Senhor, que convosco vive na unidade do Espírito Santo”. Outras vezes se dirigem a Jesus “que vive e reina com o Pai na unidade do Espírito Santo”. Jesus é chamado pelos seus títulos: Filho de Deus, Verbo de Deus, Senhor, Salvador, Redentor, Cordeiro de Deus, Rei, Filho bem amado, Filho da Virgem, Bom Pastor. Mas o Nome de Jesus contém todos estes nomes ou títulos: Deus feito homem para nossa salvação. Quem o invoca, acolhe a graça da redenção, acolhe o Pai que tanto nos amou que nos entregou seu Filho (Rm 10,13; At 2,21; 3,15-16; Gl 2,20).
350 O que dizer de formas de oração como “a oração de Jesus”, o “caminho da cruz”, as Horas Santas, as visitas ao Santíssimo Sacramento e o culto ao Coração de Jesus?
• A “oração de Jesus” é simplesmente a união do que canta o hino de Filipenses 2,6-11, a saber, que toda língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, com a oração do publicano: Tem piedade de mim, que sou pecador (Lc 18,39) e do cego Bartimeu: Filho de Davi, tem piedade de mim! (Mc 19,46). Consiste em invocar: Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de nós, pecadores! Por meio desta prece o coração se mantém aberto à miséria humana e ao amor misericordioso do Salvador. É uma oração possível em todo o tempo, ou nos lábios, ou no silêncio do coração humilde, amoroso e atento. Não se perde em muitas palavras (ver Mt 6,7), mas conserva a palavra e produz fruto pela perseverança (ver Lc 8,15).
• Esta maneira simples tem sido muito imitada pelo uso de jaculatórias, (como Jesus, Maria, José, minha alma vossa é) e de refrões, que podem ser antífonas ou versículos das Escrituras ou de pequenos trechos de canções e hinos religiosos, etc.
• A “via sacra” ou “caminho da cruz” consiste em acompanhar o Salvador que vai à sua Paixão e Morte de Cruz por nós, meditando ou contemplando as chamadas “estações”, ou momentos destacados dos relatos evangélicos da Paixão do Senhor. É uma oração que se nutre da Escritura e a Igreja a recomenda vivamente. Às vezes, para ajudar a contemplação das pessoas, usam-se gravuras, pinturas ou imagens e mesmo “quadros vivos”. Tudo feito com bom senso e caridade sincera pode ajudar. Se atrapalhar, não deve ser feito.
• As chamadas “Horas Santas” surgiram inspiradas no pedido de Cristo aos Apóstolos na agonia do Horto para que ficassem e orassem com ele, e de sua lamentação: Não fostes capazes de vigiar uma hora comigo? Vigiai e orai para não cairdes em tentação, porque o espírito está pronto, mas a carne é fraca (ver Mt 26,36-45).
• As “visitas ao Santíssimo Sacramento”, isto é, à Hóstia consagrada reservada nos “sacrários” ou “tabernáculos” das Igrejas e muitas capelas para dar a comunhão aos doentes e em outros casos de emergência, nasceram da fé na Presença real de Jesus Ressuscitado na aparência do pão, conforme ele afirmou: Isto é meu corpo (ver Mt 26,26).
• O “culto ao Sagrado Coração” pode-se dizer que começa com a contemplação do Evangelista diante do peito de Jesus crucificado, morto e de coração trespassado pela lança. É o mesmo Evangelho que conduz o olhar da Igreja ao Coração que tanto nos amou, até à última gota de água e de sangue: Contemplarão aquele que trespassaram (ver Jo 19,31-37).