Dom Tolentino
Maria é Mestra da Escuta. Ela se deixa visitar por Deus. No coração e na vida tem uma atitude desarmada, atenta, ampla, generosa, aberta. Por vezes, vivemos, pelo contrário, uma vida isolada, fechada, enclausurados como que numa cápsula, no nosso mundo rotineiro, na nossa autorreferencialidade circular e estéril, como recorda o Papa Francisco.
Nem a um Anjo de Deus damos a possibilidade de nos visitar, quanto mais a irmãos. Uma vida assim não é visitável. Às vezes se passam semanas e meses e sentimos que nada aconteceu, só acumulação de tempo, porque também não estamos disponíveis para a surpresa, para acolher a vida como ela se manifesta, porque é a coisa mais bela.
Mesmo na nossa fragilidade, naquilo que nos fere, naquilo que sabemos ou não sabemos, Maria nos ensina a deixar que a vida de Deus passe por nós, que a vida fale, que a vida nos diga. E nos ensina, assim, a praticar um ver que seja um ver, um ouvir que seja um ouvir, um estar que seja um estar. Maria tem tanto a nos ensinar!
Ver antoine.vivant@gmail.com
Texto de Dom Tolentino
Terço da segunda-feira
10.VI.19