Expo-Livros
“Biomas e Espiritualidade”
Por Josafá Carlos de Siqueira, SJ
Editora PUC – Rio
18×12, 72 pp
O Autor leciona há 42 anos na Universidade matérias ligadas à ecologia. Suas palestras suscitaram um pedido de alunos e colegas para ele editar algumas. Escolhendo os grandes biomas brasileiros, da Amazônia aos Campos do Sul, ele formulou seus textos, levando-nos a aprender com a natureza vista e meditada. A cada capítulo, ele acrescentou uma oração. Deixemos que um exemplo, tirado do texto dedicado aos cerrados, falar pelo Autor. Vale à pena adquirir o livro, ou pegá-lo emprestado na Biblioteca, e conferir bioma por bioma. O aprendizado será feliz.
“Os cerrados, segundo maior bioma do Brasil, são uma vegetação que possui fisionomia própria, cujas árvores são pequenas e retorcidas pelas condições dos solos, nutrientes e os impactos das queimadas. Isto nos leva a pensar que a pequenez do porte exterior de algumas de suas espécies arbóreas está relacionada com a grandeza que se encontra escondida no interior de suas estruturas subterrâneas, podendo alcançar vários metros abaixo da superfície. A realidade pequena que exteriormente observamos está relacionada com uma grandeza oculta muito maior que imaginamos. Uma pequena árvore de dois metros pode contar um sistema subterrâneo, cuja profundidade pode ultrapassar mais de dez metros abaixo da superfície do solo. Antropologicamente, podemos pensar que atrás de uma pequenez humana, muitas vezes se esconde uma grandeza que nossos olhos não conseguem perceber, a não ser através de um olhar espiritualmente mais profundo…”
Agora uma passagem da “Oração dos Cerrados”:
“Pedimos, ó Senhor, que possamos amar, respeitar e preservar a diversidade desse segundo maior bioma nacional, vendo nele uma fonte de aprendizagem para melhorar a nossa relação com Deus, com os outros e com a natureza. Amém”!