Procedimento de Cristo e dos cristãos
224 Como Jesus procedia? Como o cristão é chamado a proceder?
Jesus sempre fez o que era do agrado do Pai (Jo 8,29). Ele convida seus discípulos a viverem sob os bons olhos do Pai, para se tornarem perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48). Incorporados a Cristo pela graça do Batismo (Rm 5,6), os cristãos estão mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus (Rm 6,11), participando da vida do Ressuscitado (Cl 2,12). São chamados a uma alta vocação: Tornarem-se imitadores de Deus, como filhos amados e andar no amor (Ef 5,1-2), tendo os mesmos sentimentos de Cristo Jesus (Fl 2,5) e seguindo os Seus exemplos (ver Jo 13,12-16).
225 Como pode o cristão encontrar força e alegria no seguimento de Cristo?
Justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus (1 Cor 6,10-11), santificados e chamados a ser santos (1Cor 1,2), os cristãos se tornaram templos do Espírito Santo (1Cor 6,19). É o Espírito que nos ensina a orar ao Pai (Gl 4,6). Deste modo, se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos nossa conduta (Gl 5,25). Ora, o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, generosidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio. Contra estas coisas não existe lei (Gl 5,22-23).
226 Como viver a vida no Espírito?
É o Espírito de Jesus e do Pai, o Espírito Santo do nosso Batismo que cura as feridas do pecado e nos renova pela transformação espiritual de nossas mentes (Ef 4,23), para vivermos como filhos da luz (Ef 5,8), na bondade, justiça e verdade em todas as coisas (Ef 5,9). Por isso não devemos entristecer e até extinguir, apagar, o Espírito em nós (Ef 4,30; 1Ts 5,19), não devemos resistir ao Espírito (At 7,51) usando a liberdade como pretexto para a carne (Gl 5,13).
Precisamos nos colocar a serviço uns dos outros, pois toda a Lei está resumida numa só palavra: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mas se vós vos mordeis e devorais uns aos outros, cuidado que não chegueis a vos eliminar mutuamente (Gl 5,14-15).
227 Quais são as aspirações e obras contrárias à vida do cristão no Espírito? Como faremos diante destes maus desejos e obras?
Ora, … conduzi-vos pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne … Mas as obras da carne são manifestas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discórdia, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas assim … os que praticam estas coisas não herdarão o Reino de Deus … Não vos iludais: de Deus não se zomba. O que o homem semear, isto colherá. Quem semear na sua carne, da sua carne colherá corrupção. Quem semear no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Não desanimemos em fazer o bem. Se não desanimarmos, a seu tempo colheremos. Por conseguinte, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas, sobretudo, a nossos irmãos na fé (Gl 5,16-21 e 6,7-10).