Nguyen Van Thuan, nasceu em 1928 e faleceu em 2007. Esteve prisioneiro , inclusive muitos anos em isolamento, em campo de concentração por ser bispo auxiliar da antiga capital vietnamita de Saigon, atual Ho Chi Min. Negociações, permitiram sua libertação, desde que nunca mais pisasse no Vietnã. Foi para Roma, onde o Santo Padre São João Paulo II o nomeou membro e presidente no Pontifício Conselho de Justiça e Paz., fazendo-o também Cardeal. Destacamos aqui alguns pensamentos, extraídos do livro “Caminho da Esperança – testemunhar com alegria o fato de pertencer a Cristo”, escrito na cela solitária com tocos de lápis, no verso das folhas de um calendário.
644 Cada dia a imprensa enfatiza os acontecimentos sensacionais e as mudanças históricas. A esse respeito, você deveria ficar constantemente informado, compartilhando, assim, dos anseios humanos. Por outro lado, tais sinais deveriam incentivá-lo também a construir uma nova sociedade sobra a qual a imprensa não possa achar qualquer tipo de notícias sensacionais para transmitir. Na verdade, trata-se de construir o Reino de Deus justamente agora, neste mundo, com todos os meios a sua disposição.
645 Cada século foi marcado pelas realidades evangélicas trazidas por pessoas que a Divina Providência enviou ao mundo e à história como verdadeiras dádivas. Tais pessoas foram os santos como Bento, Agostinho, Francisco de Assis, Bernardo, Vicente de Paulo, Teresa de Avila, Inácio de Loyola, João Bosco, Teresa de Lisieux e outros. Cada um deles viveu no seu tempo um aspecto especial do Evangelho, propondo uma nova forma de vivê-lo em resposta às necessidades daquele momento em particular.
646 Você também procure, cada dia evangelizar novamente sua mente e seu coração mediante a leitura e a meditação, Beba na fonte da palavra eterna, de tal maneira que o Evangelho penetre, gradativamente, em cada célula, criando raízes profundas em cada fira do seu ser. Esta é a verdadeira renovação, a revolução mais duradoura.
647 Ninguém sabe o que poderá acontecer como todos os nossos esforços de renovação, organizações, comitês e suas atividades. Como também não sabemos o que vai ser de nossos sacrifícios, nem do homem moderno com todas as suas tecnologias, fábricas, auto-estradas, aviões, satélites e tantas outras descobertas científicas. Que direção vai tomar nossa vida? Que sentido vai ter?
648 Se não voltarmos o olhar para Deus, como Fonte de Esperança, que renova constantemente a nossa vida e nos dá alegria, quem mais nos poderá socorrer?
Ilustração: Cardeal van Thuan prisioneiro