250awhitea250a250a
  • INÍCIO
  • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • COISAS DA BÍBLIA
    • COISAS DO POVO DE DEUS
    • PROSA E VERSO
    • MARIA QUEM É
    • NO SILÊNCIO DA TENDA
    • SANTOS
  • RECEITAS
  • CONTATO
CONTATO
Palmito
31/01/2020
Nossa Senhora de Lurdes: 11 de fevereiro
31/01/2020

Batatas

As batatas comuns (também ainda chamadas “inglesas”) têm variedades: branca, amarela, vermelha; redondas ou compridas. As redondas são as melhores para purê.

Batatas cozidas no vapor: depois de bem lavadas, colocar numa panela com água e sal. Cobrir com um pano grosso, bem molhado, como se fosse uma tampa. É preciso cuidado para que as batatas não se peguem. Por isso é preciso ter al lado uma chaleira com água quente para ir umedecendo, na medida do necessário. Estas batatas podem ir à mesa com casca para serem comidas com manteiga. Também podem ir com a casca como acompanhamento de assados ou peixes.

Batatas fritas à inglesa: descascar, lavar e enxugar com pano bem limpo. Cortar em rodelas bem finas. Levar ao fogo numa frigideira com óleo, bem quente em fogo forte. Somente colocar as fatias de batatas, quando o óleo estiver bem quente! Colocar em pequenas porções para que não se peguem umas às outras, mexendo de vez em quando. Assim que estiverem coradas, retira com a escumadeira e pôr para escorrer, a fim de que fiquem bem secas. Servir polvilhadas de sal fino. Podem acompanhar e enfeitar bifes, costeletas…

Purê de batatas: separar uma dúzia de batatas redondas, de pele rugosa, que são, em geral, as mais farinhentas, e cozinha-las em água e sal. Depois, tirar a pele, esmigalhar, passar numa peneira. Acrescentar uma colher de sopa cheia de manteiga fresca, amornada, sal e pimenta a gosto, e uma xícara de leite. Bater a massa para amaciar, mas com atenção para que não perca a consistência. Colocar numa panela, aquecida em fogo brando. Pode ser servido como guarnição de bifes, lombo, camarões, ensopados…

Batatas recheadas: cozinhar algumas batatas grandes, cortadas ao meio, cavando-se cada metade, de modo a poder conter o recheio. Reservar. À parte, esmigalha-se a massa retirada das metades com um pouco de manteiga, acrescentando um pouco de linguiça e carne que se quiser aproveitar. Com isto se enche cada cavidade das batatas, cobrindo com ovo batido e farinha de rosca. Levar ao forno para corar.

Batatas com molho de vinho: cozinhar algumas batatas, cortar em rodelas e cobrir com o seguinte molho: duas colheres de manteiga derretida em banho-maria, uma de azeite, uma xícara de caldo de carne, um pouco de vinho Bordeaux, cebola picada, sal e pimenta a gosto. Engrossar este molho com uma colherzinha de farinha de trigo.

Batatas à inglesa: descascar umas batatas e colocar numa panela com água, levando ao fogo forte, até ferver, deixando-se cozinhar as batatas lentamente, para que não fiquem quebradas. Quando cozidas, retirar, escorrer a água, e levar ao fogo numa panela tampada para secar. Numa outra panela, colocar um pouco de manteiga, caldo de limão, salsa, pimenta, fazendo um molho. Colocar as batatas numa travessa, e despejar por cima o molho. Enfeitar com folhas de alface.

Batatas “sauté”: descascar, cozinhar em água e sal, cortando pedaços pequenos. Colocar numa panela no fogo um colher de manteiga para derreter. Juntar, então, as batatas e uma colher de salsa picada bem fina. Deixar no fogo por cerca de cinco minutos, para que as batatas peguem o gosto e, depois, colocar na travessa.

Batatas “Soufflé” (estufadas): depois de descascadas, cortar em tiras as batatas, lavar e enxugar com muito cuidado num pano bem limpo. Colocar aos poucos numa panela com bastante manteiga ou óleo, aquecidos, e deixar até que cedam na ponta do garfo. Tirar a panela do fogo, deixar que as batatas esfriem um pouco e salga-se. Coloca-se novamente o óleo ou manteiga no fogo até ficarem bem quentes, colocando as batatas aos poucos, para que estufem. As melhores batatas para serem estufadas são pequenas, bem brancas, compridas.

Batatas gratinadas: descascar as batatas, cozinhar em água e sal, cortar em rodelas. Numa travessa que possa ir ao forno, arrumar uma camada de batatas, cobrir com queijo ralado, regar com manteiga derretida em banho-maria, a assim por diante, até que terminem as batatas. Cobrir com farinha de rosca e levar ao forno para corar.

Croquetes: descascar um litro de batata e cozinhar em água e sal. Estando cozidas, escorrer a água e colocar na panela tampada no forno, para que as batatas fiquem bem secas. Depois de secas, espremer num passador. Acrescentar uma colher de manteiga e duas gemas. Ligar bem a massa e despejar numa travessa, polvilhada com farinha de trigo. Colocar na palma da mão um pouco de farinha de trigo, e, sobre a farinha, uma colher de massa das batatas, formando a croquete, que deve ficar bem passada na farinha de trigo, mas tendo cuidado de que a farinha não se misture à massa. Em seguida, passar em ovos batidos e, depois, em farinha de rosca. Fritar em óleo quente, até ficarem de cor alourada. Por para escorrer e arrumar numa travessa forrada com guardanapo.

Batatas com leite: cozinhar um litro de batatas em água e sal, cortando depois em pedaços pequenos. Cozinhar dois ovos e se retirar as gemas. Esmigalhar com um garfo e acrescentar um copo de leite. Levar ao fogo a panela com uma colher bem cheia de manteiga, com um pouco de cebola, cortada bem fininha. Acrescentar as batatas que se deixam refogar, derramando depois o leite misturado com as gemas, até que ferva um pouco. No momento de tirar do fogo, juntar uma colherinha de salsa picada bem fina e as duas claras, que ficaram reservadas, já cozidas e cortadas em pedacinhos.

Massa de batatas: descascam-se e cozinham-se oito batatas e esmigalhar num passador. Juntam-se depois uma colher de manteiga, um ovo, sal e pimenta a gosto, tudo bem misturado. Pôr numa travessa que possa ir ao forno. Pintar por cima com ovo batido. Levar ao forno para tostar. Serve-se com picadinho, bifes de panela ou frango ensopado.

Compartilhar

Quem acessou este conteúdo também leu:

08/12/2021

Receitas – Pudim de claras


Leia mais
12/11/2021

Balas de café – receita


Leia mais
12/11/2021

Receitas – Torta de ricota com passas


Leia mais

Nossa missão neste site:

Caminhando com Ele, com Cristo, é uma Revista de Espiritualidade, fruto da insistência amiga, quando deixei de ser o encarregado do “site”de Itaici, Vila Kostka, em dezembro de 2008.
Sou o Padre Jesuíta Raul Pache de Paiva, SJ, conhecido simplesmente como “Pe. Paiva”.
Nasci no Rio de Janeiro e tenho andado por muitos lugares e países. Talvez os mais distantes foram Austrália e Nova Zelândia.
No Brasil, conheci bem os sertões de Minas e Bahia, Marajó da floresta inundada e tenho ido a quase todos os Estados. Trabalhei em educação, também universitária, e dou cursos e retiros (em particular, conforme Santo Inácio de Loyola e seus “Exercícios Espirituais”).
  • INÍCIO
  • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • COISAS DA BÍBLIA
    • COISAS DO POVO DE DEUS
    • PROSA E VERSO
    • MARIA QUEM É
    • NO SILÊNCIO DA TENDA
    • SANTOS
  • RECEITAS
  • CONTATO

FALE CONOSCO

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem

    Mais recentes no site

    • Maria quem é – 42 – A volta feliz
      13/05/2022
    • A 13 de maio – A Senhora de Fátima, Santa Rita e Santa Joana d’Arc
      10/05/2022
    • Cardeal Tolentino: Rezar o agora
      04/05/2022
    • São José Trabalhador – 1o de Maio
      01/05/2022
    • Uma extraordinária mulher: Santa Catarina de Sena
      29/04/2022
    • INÍCIO
    • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • RECEITAS
    • CONTATO