Apresentação do Senhor
Nossa Senhora da Purificação
Nossa Senhora da Candelária
Nossa Senhora das Candeias
2 de fevereiro
Rezando o Hino do Ofício das Leituras:
Dignou-se obedecer a Lei Mosaica
E dela os rituais se sujeitar,
O Rei das legiões do Pai Celeste,
Que fez o céu, a terra e o mar.
Jesus, Rei da Glória, no Natal te vimos pequenino, assumindo, desde o ventre de Maria Santíssima, nossa humanidade mortal para nos dar Tua Divindade imortal. Agora a Mãe Igreja nos faz contemplar como A Virgem Mãe e seu digníssimo Esposo, São José te levaram ao Templo em Jerusalém, para Te apresentarem ao Pai Santo, conforme a Lei de Moisés. Espantoso: à Tua disposição estavam e estão as legiões celestiais. Tu és o Rei da Glória, o Senhor Deus dos Exércitos. Mas és Deus Amor, e o Amor se abaixa para servir. Não és o Médico? Todo médico se abaixa para tratar, para curar. Vieste se fazer um de nós, fermento na massa, para nos salvar. Cura-nos! Salva-nos!
Maria Santíssima, pelo teu “Faça-se em mim segundo Sua Palavra”, por obra do Espírito Santo, foi concebido em teu seio virginal o Filho de Deus, Jesus, que pôde se chamar a si mesmo, anunciando a Boa Nova da Salvação, “Filho do Homem”. Bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre, Jesus!
A Mãe feliz carrega no seu colo
A Deus, que, em nossa carne se ocultou
E beija, castamente aqueles lábios
A cuja ordem tudo se criou.
És feliz, porque antes de todos nós pudeste tratar com carinho o Filho Eterno do Pai Eterno, pudeste amamentar, banhar, vestir com humildes roupinhas, nosso Jesus, nosso tão bom Salvador! Nossa Senhora da Candelária, das Luzes, alcança-nos viver na luz do teu amor sem fim!
É Ele a luz que brilha sobre os povos,
A glória de Israel, Seu Povo amado.
Foi posto para a ruína e salvação,
Até que seja o oculto revelado.
Uma espada de dor transpassou teu Imaculado Coração, quando Simeão profetizou que Jesus estava posto como sinal de contradição. Que te podemos pedir, senão que nos alcances abraçarmos cada dia a cruz, o sinal de mais nas contas de somar de Deus? O amor sabe sofrer, sabe compadecer. Deus, na Eternidade feliz, não pode sofrer, mas pode compadecer. O médico não padece a doença que trata, mas se compadece do infeliz que a sofre. Os pais sadios não sofrem a doença do filho, mas sofrem com sua enfermidade. Dolorida com a profecia, nem por isso desististe da felicidade de amar! Mãe do Belo Amor e de toda a Santa Esperança, rogai por nós, pecadores. Ilumina-nos com a luz do teu amor, ó Senhor da Candelária!
A glória ao Pai eterno pelos séculos.
Império e glória, ó Filho,
A vós convém!
Poder e Salvação ao Santo Espírito.
Louvor aos Três no séculos.
Amém! Aleluia!