250awhitea250a250a
  • INÍCIO
  • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • COISAS DA BÍBLIA
    • COISAS DO POVO DE DEUS
    • PROSA E VERSO
    • MARIA QUEM É
    • NO SILÊNCIO DA TENDA
    • SANTOS
  • RECEITAS
  • CONTATO
CONTATO
O Anúncio feito a Maria
26/03/2022
A oração do Pai Nosso
29/03/2022

“Converte-nos e seremos convertidos” (Lm 5,21)

Leitura Orante
Das cartas de São Máximo, o Confessor
A misericórdia do Senhor para os que se convertem

2a Leitura do ofício da 3a feira da 4a semana do Tempo Comum

 

Os pregadores da verdade e os ministros da graça divina, todos os que desde o princípio até nossos dias, cada qual a seu tempo, expuseram a vontade salvífica de Deus, dizem que nada Lhe é tão agradável, conforme Seu Amor, como a conversão de todos a Ele com sincero arrependimento.

Mas não posso fazer-me de mal em bom, de conduzido por desejos tenebrosos a desejos santificadores. Só Tua Vontade salvífica pode operar o milagre da minha conversão, como operaste a conversão de Saulo na estrada de Damasco, fazendo do perseguidor assassino um apóstolo sincero (ver At 9,1-19)! Só Tu és Deus! Só Tu és Bom!

E, para dar a maior prova da bondade divina, o Verbo de Deus Pai – ou melhor, o primeiro e único sinal de Sua bondade infinita – num ato de humilhação que nenhuma palavra pode explicar, num ato de condescendência para com a humanidade, dignou-se habitar no meio de nós, fazendo-se verdadeiro homem.

O Filho do Altíssimo se fez Filho de Maria. Pôde falar de Si mesmo, Filho de Deus, como Filho do Homem, verdadeiramente nosso Irmão. Como diz o hino que lemos no capítulo 2 da Carta aos Filipenses, sendo de condição divina não hesitou em assumir a condição humana, a condição de escravo e dar a Sua vida em sacrifício por nós. Que faremos então, senão ser gratos e Lhe pedir que mude nossos corações de pedra em corações de carne, como nos disse o Profeta Ezequiel (Ez 36,26)! Ou, como disse o Profeta Jeremias: “Converte-nos, Senhor, se seremos convertidos” (Jr 31,18; Lm 5,21).

E Ele realizou, padeceu e ensinou tudo quanto era necessário para que nós, Seus inimigos e adversários, fôssemos reconciliados com Deus Pai (Rm 5,10) e chamados de novo à felicidade eterna que havíamos perdido.

Meu Deus, Pai Santo, de verdade Tu nos amaste quando éramos pecadores (ver Rm 5,8)! Tomemos o cálice da salvação e Te demos graças (Sl 116,13)! Quem como Tu? Não há outro Deus além de Ti!

O Verbo de Deus não curou apenas nossas enfermidades com o poder dos milagres, mas tomou sobre si nossas fraquezas, pagou nossa dívida mediante o suplício da Cruz (ver Cl 2,12-14), libertando-nos dos nossos gravíssimos pecados, como se Ele fosse o culpado, quando, na verdade, era inocente de qualquer culpa. Além disso, com muitas palavras e exemplos, exortou-nos a imitá-l’O na bondade, na compreensão, na perfeita caridade fraterna.

Rasgaste, Senhor, na Cruz, o documento de nossa dívida! Abriste o caminho para andarmos livres a Teu encontro. Jesus, manso e humilde de Coração, faze nosso coração semelhante ao Teu!

Por isso dizia o Senhor: “Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão” (Lc 5,32). E também: “Os que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9,12). Disse ainda que viera buscar a ovelha desgarrada, e que fora enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel. Do mesmo modo, pela parábola da dracma perdida, deu a entender, veladamente, que viera restaurar no ser humano a imagem divina que estava corrompida pelos mais repugnantes pecados. E afirmou: “Em verdade eu vos digo, haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converta” (ver Lc 15,7).

Brilha, Senhor, e rompe nossa cegueira! Grita, meu Deus, e rompe nossa surdez! Vem logo, Senhor Jesus! Amém! Aleluia!

Compartilhar

Quem acessou este conteúdo também leu:

13/05/2022

Maria quem é – 42 – A volta feliz


Leia mais
10/05/2022

A 13 de maio – A Senhora de Fátima, Santa Rita e Santa Joana d’Arc


Leia mais
04/05/2022

Cardeal Tolentino: Rezar o agora


Leia mais

Nossa missão neste site:

Caminhando com Ele, com Cristo, é uma Revista de Espiritualidade, fruto da insistência amiga, quando deixei de ser o encarregado do “site”de Itaici, Vila Kostka, em dezembro de 2008.
Sou o Padre Jesuíta Raul Pache de Paiva, SJ, conhecido simplesmente como “Pe. Paiva”.
Nasci no Rio de Janeiro e tenho andado por muitos lugares e países. Talvez os mais distantes foram Austrália e Nova Zelândia.
No Brasil, conheci bem os sertões de Minas e Bahia, Marajó da floresta inundada e tenho ido a quase todos os Estados. Trabalhei em educação, também universitária, e dou cursos e retiros (em particular, conforme Santo Inácio de Loyola e seus “Exercícios Espirituais”).
  • INÍCIO
  • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • COISAS DA BÍBLIA
    • COISAS DO POVO DE DEUS
    • PROSA E VERSO
    • MARIA QUEM É
    • NO SILÊNCIO DA TENDA
    • SANTOS
  • RECEITAS
  • CONTATO

FALE CONOSCO

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu telefone (obrigatório)

    Assunto

    Sua mensagem

    Mais recentes no site

    • Maria quem é – 42 – A volta feliz
      13/05/2022
    • A 13 de maio – A Senhora de Fátima, Santa Rita e Santa Joana d’Arc
      10/05/2022
    • Cardeal Tolentino: Rezar o agora
      04/05/2022
    • São José Trabalhador – 1o de Maio
      01/05/2022
    • Uma extraordinária mulher: Santa Catarina de Sena
      29/04/2022
    • INÍCIO
    • CONTEÚDOS CATÓLICOS
    • RECEITAS
    • CONTATO